quarta-feira, 3 de março de 2010

Emissão do Passaporte

Para quem está pensando em fazer o programa Au Pair, um dos requisitos é ter o passaporte válido. Caso você não tenha, providencie o quanto antes pois o prazo para que você possa agendar uma data com a Polícia Federal e, requerer este documento, atualmente é de 1 a 2 meses (antes era apenas 1 dia).

Segundo o delegado responsável pela emissão de passaportes na sede da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, Diógenes Perez de Souza, o atraso para agendamento e emissão do passaporte é devido a carência de mão de obra. O contrato com uma empresa tercerizada responsável por disponibilizar os atendentes chegou ao fim e essa fase de transição, para substituição e treinamento de novos atendentes, fez com que os postos que funcionavam com cerca de 100 funcionários, atuem hoje com uma média de 50 pessoas.

Portanto, para não atrasar a sua viagem, programe-se para tirar o passaporte o quanto antes. Seguem abaixo os passos para solicitar a emissão:

Primeiro, acesse o site da Pólícia Federal - http://www.dpf.gov.br/


Clique em “Requerer emissão de passaporte”

Escolha o estado e cidade na qual você deseja requerer o passaporte. Selecione e clique em “confirmar”


Na próxima página, siga os passos:


1º Passo - Selecione os documentos necessários:

O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser BRASILEIRO, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no síte da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS (Decreto 1983/96, com a redação dada pelo Decreto 5978/06):(conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos havendo fundadas razões);

  • Documento de Identidade , para maiores de 12 anos. O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expediçao ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente;
  • Podem ser aceitos como documento de identidade: cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública; carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; passaporte brasileiro anterior; carteira nacional de habilitaçao expedida pelo DETRAN (modelo atual); carteira de identidade expedida por órgao fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
  • Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidao de Casamento com a devida averbaçao, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razao de casamento, separação ou divórcio;
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleiçao (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaraçao da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigaçoes eleitorais, ou justificativa eleitoral;
Caso não tenha votado nem justificado entre no site www.tse.gov.br , selecione “Serviços ao eleitor” e depois “Título e local de votação” para achar os dados da sua Zona Eleitoral, que você terá que comparecer com seu RG e Título, e pagar as taxas para justificar o voto. A carta de quitação sai na hora.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
  • Certificado de Naturalizaçao, para os Naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União) que deverá ser preenchida pela Internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia (Obs: antes de efetivar o pagamento, verifique se a unidade arrecadadora foi preenchida corretamente. Nao é possível requerer passaporte em unidade distinta daquela que constar na GRU);
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou nao). A não apresentaçao deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigraçao estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportaçao), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Com este gesto, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte.

2º Passo - Preencher a solicitação para emissão do passaporte.

Tenha em mãos todos os documentos solicitados no 1º passo para preencher as quatro páginas: dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento.

3º Passo - Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

Após preencher todos os dados irão aparecer três botoes. Clique primeiro em "gerar protocolo", depois em "gerar GRU" (guia para pagamento da taxa) e, por último, em "fechar".

Imprima o protocolo e a guia. Para a impressão do PROTOCOLO e da GRU é necessário que o programa Adobe Acrobat Reader esteja instalado no computador. Caso não tenha instalado, você pode instalá-lo acessando um link na própria página.

As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências dos escritórios locais da Polícia Federal, por meios eletrônicos.

Em alguns postos é necessário agendar a visita com antecedência por meio da Internet, no próprio site da Polícia Federal em que você solicitou a emissão do passaporte.

4º Passo - Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Aparecerá o link basta clicar, colocar o número de protocolo, CPF e data de nascimento.

Com o atraso na emissão provavelmente não tenha nenhuma data para agendamento, mas continue tentando. Eles atualizam o calendário todos os dias por volta das 10:30, esse é o melhor horário para achar vagas, entre insistentemente por alguns minutos sempre atualizando a página.

Depois de selecionar o posto e confirmar o agendamento imprima o protocolo e leve no dia da entrevista, chegando sempre com 15 minutos de antecedência, lembre de levar todos os documentos e a GRU paga.

5º Passo - Andamento do seu pedido de passaporte


Para consultar o andamento do seu pedido de passaporte entre no link http://www.dpf.gov.br/

Clique em consultar andamento, preencha o número de protocolo e CPF.

6º Passo - Retirada do passaporte
O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Para dúvidas do passaporte ligue no 0800-9782336.

5 comentários:

ännä disse...

olá!!
Ótimo o post =)
Mas esse tempo de espera varia bastante.
Assim com tem lugares q demora quase 2 meses, na minha city, Londrina, são no máximo 15 dias. Muito susse ^^

ps.: eu sei que não tem nada a ver o assunto, mas bem que vocês poderiam abrir de novo um representante em Londrina. Só preciso de fazer o teste de ingles, revisar o App, entregar e fechar o contrato. Minha preferência é com a Cultural Care, mas tá dificil.... =/

Cultural Care Au Pair disse...

Oi Anna,

Então pode ficar tranquila, já estamos treinando nosso novo representante em Londrina. Dentro de um mês faremos o anúncio dele e você já poderá entregar seu dossiê!

Paula disse...

Muito interessante mesmo a postagem!

Eu fiz a minha solicitação pelo site um pouco antes de vocês escreverem essa matéria, e tinha achado super estranho só conseguir agendar pra 14 dias.
Depois de ver vocês comentando que dependendo da localização pode levar meses, achei até bem rápido meu agendamento..

Ah, voês saberiam me dizer quanto tempo leva pro catálogo chegar depois de solicitado pelo site? Fiz o pedido no dia 18/Fev e até agora não chegou nada.. =/

Cultural Care Au Pair disse...

Oi Paula!

Normalmente o catálogo demora uma semana para chegar. Talvez seu endereço esteja incompleto e por isso você não tenha recebido o catálogo. Como por aqui só vejo seu primeiro nome, não tenho como encontrar seu cadastro. Se você puder ligar no 0800 707 9353, podemos checar seu endereço e enviar novamente. :)

Futura Au Pair... disse...

Olá meninas!!
Adorooo o Blog da C.C, e comento sobre vcs no meu Blog, passem por lá e me Adc! Link abaixo!
http://jogandotudoproaltoparaseraupar.blogspot.com/
Bjus para todaas!!
Ah não esqueçam de comentar hein!!