sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Como fazer a carta para a família?

O tópico de hoje é para as au pairs que estão preparando o dossiê:

Como preparar a carta para a host family?

Esse tópico foi postado em um site muito legal para quem quer ser au pair: o www.aupairis.com e descreve super bem como escrever uma boa carta para a host family.

A carta é uma das primeiras coisas que a família irá checar e é muito importante que ela esteja caprichada!


Confira abaixo as dicas do site e depois, mais dicas da Cultural Care complementando essas:


"Chegou o momento de escrever a carta para a família, uma parte muito importante do application, pois é a sua apresentação, é através dessa carta que a família irá conhecer mais de você. Por isso, capriche nesta carta, pois ela é a sua porta de entrada, então vamos começar com o pé direito.

Elaborei um roteiro básico do que não pode faltar na sua carta, fique à vontade para incluir outras informações você achar importante, e a ordem dos assuntos é apenas uma sugestão:

1. Apresentem-se: quem é você? Nome, idade, onde mora, como é a cidade, como é sua família, o que você gosta de fazer, se tem hobbies, se tem namorado, se é formada, enfim neste primeiro parágrafo fale sobre sua vida pessoal.

2. Por que você decidiu ser au pair? Algumas famílias podem perguntar isso, além do mais acho importante que desde o começo ela já saibam das sua motivações, sejam elas: viajar, aprender inglês, ter independência, realizar um sonho, conhecer outra cultura, tudo isso, etc…lembre-se de ressaltar o por quê do programa au pair, afinal você pode ter essas experiências em outro programa. Fale por exemplo: que é seguro, que você acha que a melhor maneira de conhecer outra cultura é morando com uma família, que você sempre gostou de crianças, etc.

3. Faça um resumo da sua experiência com crianças: comente das experiências declaradas no seu application e também todas as outras relacionadas com crianças, seja na família, seja em trabalhos voluntários, explore o que você mais gosta em crianças, as brincadeiras/atividades que você está acostumada a fazer, mostre a eles que você tem energia e é criativa.

4. O que você espera do relacionamento da família? Aproveite para dizer que você está ansiosa para conhecê-los e que você espera que eles venham a se tornar seus bons amigos, demonstre que você está determinada a se adaptar na cultura e que espera que o ano seja proveitoso para ambos, etc.

5. Fale um pouco do seu inglês. Comente quantos anos de estudo você fez no Brasil, quais suas principais dificuldades, se você está se preparando nestes meses antes da viagem. Comentário: sei que é um tópico delicado, mas é importante eles saberem o seu real nível de inglês para se prepararem para a ligação e também para analisarem se terão a paciência e dedicação com uma pessoa que vai precisar de ajuda no começo. Muitas famílias escolhem meninas da europa/alemanha por esse fator, mas é melhor que seja assim, so que encarar a frustação de uma família impaciente.

Bom, acho que os principais pontos são estes.

Seja sincera e coloque no papel aquilo que transmite quem é você.

A carta ideal não é muito curta, nem muito longa, algo entre 1 página e meia e 2 páginas."


Para acrescentar ao que já foi falado, vale lembrar que a parte mais importante da carta é a que descreve sua experiência e relacionamento com as crianças. Algo bom de colocar também é o que você acha mais importante na criação de uma criança.

Além disso, lembrem que a carta deve ser o mais caprichada o possível. Não faça rasuras, enfeite-a e entregue uma carta limpa.

Agora é só esperar pelo contato da sua futura host family!

Boa sorte!

Nenhum comentário: