sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A troca cultural - Folclore

Como vocês sabem, uma das partes mais legais de ser au pair é poder aprender sobre a cultura americana e também ensinar a sua. E nós brasileiros temos uma cultura riquíssima mas as vezes não a conhecemos tão bem!

Muitas vezes hesitamos tentando lembrar pratos típicos brasileiros, e olhem só tudo o que temos: moquecas, tutu de feijão, feijoada, leitão à pururuca, baião de dois, vatapá, acarajé, pão de queijo, brigadeiro, coxinha, tapioca e muito mais!

E vocês que cuidam de crianças podem explorar uma outra parte da nossa cultura que além de ser muito rica, pode ser divertido para as crianças: nosso Folclore!

O Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído por costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, religiosidade, brincadeiras infantis, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. Veja um pouco do nosso folclore, que pode ser dividido com as crianças e até quem sabe com os host parents de vocês!

Caipora: a Caipora é um Deus que possui como função e dom o controle e guarda das florestas,e tudo que existe nela. Ela é um menino moreno , parecido com um indiozinho, olhos e cabelos vermelhos e possui os pés virados para trás. Ela tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite. Por ser muito veloz as vezes as pessoas apenas o vêem em alta velocidade, assemelhando - se a uma rajada de vento no mato. Para entrar numa mata com permissão da Caipora, a pessoa deve levar sempre uma oferenda para ela, como um Pedaço de Fumo-de-Rolo,um Cachimbo.

Iara: Iara é um ser , metade peixe metade mulher que vive nos rios. Segundo a lenda, as pessoas (principalmente homens) são atraídas pela beleza irresistível da Iara, uma linda índia com cabelos longos pretos e com uma música mágica leva as pessoas para o fundo das águas, onde existe o seu reino. Iara alem de possuir um belo canto também contava com a sua beleza,podendo ao sair da água assumir a forma humana de uma mulher.

Saci-pererê: O Saci é um menino negro de uma perna só ,com uma carapuça vermelha,que fuma um cachimbo. É um menino travesso e seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para que elas se percam. A função desta divindade é o controle, sabedoria e manuseios de tudo que está relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chás, concentrados e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

Festa Junina: Uma das nossas festas mais tradicionais, é uma comemoração à três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Enfeitamos a festa toda com bandeirolas, com uma grande fogueira, todos se vestem de caipiras, dançamos quadrilha, comemos milho, pamonha, pé de moleque e muitas outras delícias. Vale até montar uma mini-festa junina para mostrar para as host kids! Fazer para elas os quitutes, colocar as músicas, pedir para elas ajudarem a fazer e montar as bandeirolas! Quem sabe juntar um grupo de au pairs brasileiras para fazer tudo isso?

Danças: As danças também fazem parte do folclore e nós temos uma infinidade delas. As mais conhecidas são samba, forró, frevo, baião e cirandas (que é também uma brincadeira). Coloquem as músicas para suas host families ouvirem e se souberem dançar, mostrem para eles!

Brincadeiras

Amarelinha: a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança ter as noções dos números , trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças podem colocar apenas um pé, e nas demais com casas 2 e 3 -5 e 6 - 8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés.

Bolinhas de gude: Existem vários jeitos diferentes de jogar, mas a base de todos é tentar acertar bolas nas áreas delimitadas (linhas, círculos, buracos) e nas dos adversários, podendo conquistá-las para si ou não. Desenhe um triângulo no chão e coloque três bolinhas de cada jogador dentro. Em alguns países e Estados do Brasil, as crianças desenham círculos. Os jogadores têm o objetivo de “matar” as bolinhas dos adversários. Para isso, jogam uma bola contra a do adversário, tentando tirá-la de dentro do espaço, usando uma das suas para “tecar” (acertar de leve) as do outro e tirá-las do espaço delimitado. A bola que ele jogar não pode ficar dentro do triângulo, senão ele perde a vez. Ganha quem conquistar o maior número de bolas.

Além dessas ainda temos pipas, pião, cirandas. É super fácil de achar as regras pelo google mesmo!

Canções de ciranda:

Ciranda Cirandinha
Ciranda, Cirandinha
Vamos todos Cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora

Cai Cai Balão
Cai, cai, balão!
Cai, cai, balão!
Na rua do sabão.
Não cai, não! Não cai, não! Não cai, não!
Cai aqui na minha mão!

Pirulito que bate bate
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu

Capelinha de Melão
Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João !

Vejam aqui mais cantigas de roda: http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#marcha

São muitas outras as canções infantis, brincadeiras, lendas e festas brasileiras que podem divertir suas crianças e suas famílias. Ajudem a espalhar nossa cultura tão bonita!

Boa diversão!

5 comentários:

X disse...

Gostaria de tornar pública a minha satisfação com a CC! Semana passada troquei vários e-mails pois estava com muitas dúvidas e recebi muitas dicas, principalmente sobre as restrições q eu havia colocado... E foi só eu tirar a restrição do número de kids que já apareceu uma família!! Espero q tdo dê certo!! E adorei esse post sobre a troca cultural... Bjos

Unknown disse...

adooooreii o post! muito útil!

bjosss!

Anônimo disse...

Natália,que legal!Boa sorte!!!

Adorei esse post,já estou até imaginando algumas coisas que levarei para as kids!!!

Cris-SP

Guilherme au pair 2011 disse...

assim com este blog, temos o www.aupairis.com.br, muito legal tbm!

Guilherme au pair 2011 disse...

aupairis . com . br tabem muito legal!