sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Futebol americano / Football!

Hoje vou contar para vocês sobre um ícone especial da cultura americana, que com certeza vocês vão ouvir falar muito durante o ano de vocês como au pair: o Futebol americano, ou "Football" como eles chamam.

Os americanos em geral são loucos por esporte. Isso é fácil de observar pelo sucesso deles em olimpíadas e em muitos gêneros esportivos. Desde pequenas as crianças são incentivadas a participarem de esportes na escola, e os mais "populares" da escola, seja no ensino fundamental (Junior High school), colegial (High school) ou na faculdade (University / Graduate School) estão sempre envolvidos com esportes e outras atividades extra-curriculares. Vocês como au pairs devem sempre incentivar suas crianças a fazerem atividades físicas.

Os jogos são sempre uma delícia de assistir. Mesmo os jogos de escola (seja futebol americano, baseball, basquete, volei, etc) sempre lotam, e muitos têm bandas acompanhando o jogo, ou cheerleaders, que são shows à parte. Os jogos esportivos, além de insuflarem o orgulho dos americanos pela sua escola, universidade ou cidade, são também um ponto de encontro de amigos, uma diversão para a grande maioria das pessoas.

Não deixem de ir a um jogo de universidade americana, ou até à uma liga profissional se tiverem a possibilidade. Mesmo sem entender muito o jogo, vocês vão gostar! Mas vamos ao futebol americano (com alguma ajuda da wikipedia). :)

O JOGO

Um jogo de futebol americano consiste de uma série de jogadas de curta duração entre as quais a bola não está em jogo. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone)com a posse da bola (Touchdown), ganhando 6 pontos e direito a chute livre a gol por mais 1 ponto extra, ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem, ao inves de um chute livre ao gol, um passe ou uma corrida.

O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos . As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos.

Para mais detalhes sobre as regras do jogo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_americano

POPULARIDADE

O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos. Desde os anos 90, passou mesmo o baseball como o esporte mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), que consiste de 32 equipes, é muito popular. O seu jogo do título, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. As quinze maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl.

Assista o Super Bowl com sua host family ou amigos americanos, é muito legal ver a empolgação deles durante o campeonato. E se possível, claro, tente ir assistir no estádio. É uma experiência inesquecível. Veja aqui os times, e prepare-se para torcer pelo time da sua região!

E para vocês começarem a se animar, algumas fotos de jogos! Divirtam-se!







2 comentários:

Unknown disse...

Ana.
O blog de vocês está show.
Mandando muito bem!
beijos MO

Unknown disse...

Pra mim esse esporte é muito violento! =D
bjoss!