quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal

O Natal é um feriado comemorado anualmente no dia 25 de Dezembro, é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Embora seja tradicionalmente um feriado cristão ele também é comemorado por muitos não-cristãos.
Essa data festiva é comemorada por diversos países e de diversas formas, os EUA é um deles com sua tradição das árvores de Natal enfeitadas, guirlanda nas portas,  meias penduradas na lareira entre vários outros.
Já imaginou passar o Natal na Times Square?


 Ou na Walt Disney?



Se você já é uma au pair ou quer ser, passar esse feriado nos EUA será com certeza uma experiência inesquecível.


Algumas curiosidades do Natal

Como surgiu a árvore de Natal
Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero. Dizem que olhando para o céu através de pinheiros que cercavam a trilha por onde passava, ele o viu intensamente estrelado. Tomado pela beleza da cena, decidiu arrancar um galho para levar para dentro de casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas fincadas nas pontas dos ramos. Arrumou também papéis coloridos para enfeitá-lo mais um pouco, tentando reproduzir a imagem que havia visto antes. Ao observarem a árvore iluminada, era como se tivessem dado vida a ela. A idéia do padre era mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. Nascia, então, a árvore de Natal.
Nos anos 1800, a tradição da árvore de Natal foi espalhada pela Alemanha, sendo então levada para a Inglaterra e Estados Unidos pelos imigrantes alemães da Pensilvânia.

Como surgui o personagem Papai Noel
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Pendurar meias em volta da lareira
De acordo com uma tradição bem antiga, o original São Nicolau de Mira deixou seus primeiros presentes, moedas de ouro, nas meias de três garotas pobres, elas tinham pendurado suas meias perto do fogo para secar.

Até recentemente, era normal receber pequenos objetos, como frutas, nozes e doces em suas meias, mas em muitas famílias isso foi substituído, em meados do século passado, por presentes mais caros.

Vem da Itália a tradição de colocar um pedaço de carvão nas meias de crianças levadas.


Para entrar no clima de Natal selecionamos um jingle e uma receita natalina para você.

Jingle Bell Rock

Jingle-bell, jingle-bell, jingle-bell rock,

Jingle bells swing and jingle bells ring.

Snowin' an blowin' up bushels of fun,

Now the jingle hop has begun.

Jingle-bell, jingle-bell, jingle-bell rock,

Jingle bells chime in jingle-bell time.

Dancin' and prancin' in Jingle Bell Square

In the frosty air.

What a bright time, it's the right time

To rock the night away.

Jingle-bell time is a swell time

To go glidin' in a one-horse sleigh.

Giddy-yap jingle horse; pick up your feet;

Jingle around the clock.

Mix and mingle in a jinglin' beat;

That's the jingle-bell rock.



Biscoitos açucarados à moda antiga

Ingredientes: 1/2 xícara de manteiga, 1 xícara de açúcar, 1 colher de sopa de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha (não cheia) ou outra essência à sua preferência, 2 ovos, 2 colheres de chá de fermento,
1 pitada de sal, 2 xícaras de farinha

Preparação: Separe as gemas das claras e bata-os separadamente. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar; adicione as gemas batidas, farinha, sal, leite, as claras em neve e o fermento. Se for preciso, adicione mais farinha para dar consistência (não grudar). Abra a massa em uma superfície untada com farinha e polvilhe com açúcar granulado. Use uma xícara para cortar a massa em formato de biscoito e coloque os em uma forma untada com manteiga em um forno a 350° por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Polvilhe com mais açúcar para finalizar.

Feliz Natal!

Nenhum comentário: