sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Curiosidades sobre os EUA!

Essa semana vamos contar para vocês algumas curiosidades interessantes sobre os EUA e os americanos, que são diferentes daqui! Para vocês terem algumas idéias de como vai ser lá.

Au pairs que já estão aí, se lembrarem de mais alguma coisa, contem para nós!

01– As estações do ano são bem definidas ( O verão é muito quente; o inverno muito frio, a primevera é fresquinha e florida e o outono é friozinho e cheio de árvores e folhas secas!);
02 – Carteira de motorista se tira com 16 anos;
03 – É proibido beber na rua - dá até cadeia!;
04 – Abelhas gigantes são chamadas Bumble bee;
05 – A Polícia está por toda parte;
06 – Virar a direita no sinal vermelho é permitido;
07 – Casas e carros dormem abertos (Sem medo!);
08 – Balada sempre acaba cedo…(2:30 am). Talvez em NY ou Chicago, vocês achem algumas que acabem após às 3:00!;
09 – Não há frentista no posto de gasolina. É você mesma que põe a gasolina!;
10 - É normal tomar leite puro no almoço ou jantar. Junto com pizza por exemplo!;
11 – Você só pode beber se mostrar ID (identificação) - Em qualquer lugar!;
12 – Veado ou Cervo (Deer) tem por toda parte;
13 – Coelhos e esquilos são muito comuns na maioria dos jardins;
14 - Não se vestem de branco no reveillon. Aliás, pouca gente comemora o reveillon;
15 – Água em qualquer lugar (restaurantes, bares) é grátis;
16 – Você pode repetir sua bebida no Mc Donald’s quando quiser;
17 – As praias não são tão cheias como no Brasil e também não tem aqueles camelôs vendendo coisas e gritando… OLHA O ESPETINHO DE CAMARÃO! No entanto tem barraquinhas que vendem Pizza, Nachos com chili e hot dog!;
18 – É educado dar gorjetas (tip) em todo lugar;
19 – A previsão do tempo sempre dá certo;
20 - A maioria das cidades, a não ser algumas maiores, não tem transporte público.
21 – Quando o ônibus escolar PARA todos os carros de todas direções são obrigados a parar também;
22 – A velocidade permitida a dirigir é super obedecida;
23 – Eles têm praticamente 1 carro por habitante;
24 – Esporte é super valorizado e exigido nas escolas. Todos os populares praticam um ou mais esportes;
25 – A grande maioria dos americanos estuda em escola pública. E elas são excelentes;
26 – Barata??? Nunca vi….mas dizem q existe;
27 – Chocolate Cookie é uma sobremesa básica, em todo lugar tem. Tem Chewy (macio), crocante, com amendoas, com peanu butter e 1000 outras opções. Todas deliciosas;
28 – É super normal se perder nas estradas…..quem nunca se perdeu?;
29 – Toda casa tem lava louca e secadora de roupas;
30 – Ninguém bate palmas no parabéns;
31 – Todas casas tem ar condicionado. E aquecedor também;
32 – Quase todos os carros são automáticos;
33 – CVS (Farmácia), Starbucks (cafeteria) e 7 Eleven (loja de conveniência) existem por toda parte;
34 – Ninguém anda de chinelos pela casa, andam descalços ou de meias;
35 – As ruas não tem poste de iluminação, com exceção as avenidas;
36 – Carro de bombeiro com a sirene ligada e correndo é completamente normal;
37 – Rapazes de chinelo nas baladas.

Bom fim de semana!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Futebol americano / Football!

Hoje vou contar para vocês sobre um ícone especial da cultura americana, que com certeza vocês vão ouvir falar muito durante o ano de vocês como au pair: o Futebol americano, ou "Football" como eles chamam.

Os americanos em geral são loucos por esporte. Isso é fácil de observar pelo sucesso deles em olimpíadas e em muitos gêneros esportivos. Desde pequenas as crianças são incentivadas a participarem de esportes na escola, e os mais "populares" da escola, seja no ensino fundamental (Junior High school), colegial (High school) ou na faculdade (University / Graduate School) estão sempre envolvidos com esportes e outras atividades extra-curriculares. Vocês como au pairs devem sempre incentivar suas crianças a fazerem atividades físicas.

Os jogos são sempre uma delícia de assistir. Mesmo os jogos de escola (seja futebol americano, baseball, basquete, volei, etc) sempre lotam, e muitos têm bandas acompanhando o jogo, ou cheerleaders, que são shows à parte. Os jogos esportivos, além de insuflarem o orgulho dos americanos pela sua escola, universidade ou cidade, são também um ponto de encontro de amigos, uma diversão para a grande maioria das pessoas.

Não deixem de ir a um jogo de universidade americana, ou até à uma liga profissional se tiverem a possibilidade. Mesmo sem entender muito o jogo, vocês vão gostar! Mas vamos ao futebol americano (com alguma ajuda da wikipedia). :)

O JOGO

Um jogo de futebol americano consiste de uma série de jogadas de curta duração entre as quais a bola não está em jogo. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone)com a posse da bola (Touchdown), ganhando 6 pontos e direito a chute livre a gol por mais 1 ponto extra, ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem, ao inves de um chute livre ao gol, um passe ou uma corrida.

O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos . As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos.

Para mais detalhes sobre as regras do jogo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_americano

POPULARIDADE

O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos. Desde os anos 90, passou mesmo o baseball como o esporte mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), que consiste de 32 equipes, é muito popular. O seu jogo do título, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. As quinze maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl.

Assista o Super Bowl com sua host family ou amigos americanos, é muito legal ver a empolgação deles durante o campeonato. E se possível, claro, tente ir assistir no estádio. É uma experiência inesquecível. Veja aqui os times, e prepare-se para torcer pelo time da sua região!

E para vocês começarem a se animar, algumas fotos de jogos! Divirtam-se!







sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Brincando com suas kids!

Uma idéia ótima de atividade com suas kids, é cozinhar junto com elas, especialmente coisas divertidas. Aqui vai uma receita super legal de massinha de modelar, para você fazer com as suas crianças. É uma atividade que pode ser feita com várias faixas etárias!


Você vai precisar de uma cozinha e dos seguintes ingredientes:



  • 2 xícaras (cerca de 250 ml) de farinha de trigo;

  • 1 xícara (cerca de 125 ml) de sal;

  • Água suficiente para dar consistência de pão à massa (pouco mais do que 1 xícara);

  • 2 colheres de sopa de óleo comestível. Se preferir, o óleo de amêndoa deixa um cheiro agradável nas mãos;

  • Corante comestível de várias cores. Se optar por anilina, verifique se está escrito "comestível" na embalagem. É o mesmo tipo usado para enfeitar bolos. Outra opção é o coloral de origem vegetal ou pó de suco instantâneo.

E veja como é fácil fazer:



1. Junte a farinha ao sal, obtendo uma mistura homogênea.

2. Adicione corante à água que será usada para dar consistência à massa.




3. Aos poucos, misture a água corada à mistura de farinha e sal, e vá misturando até obter um ponto de massa de pão.






4. Se você quiser obter uma cor mais forte, adicione mais corante à massa.







5. Por fim, adicione aos poucos o óleo e misture bem a massa.





Essa atividade é ótima para um dia de chuva ou simplesmente como uma atividade criativa com as crianças. Estimula a criatividade delas e também as ensina sobre cores, medidas, sobre a cozinha!


Divirtam-se!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A troca cultural - Folclore

Como vocês sabem, uma das partes mais legais de ser au pair é poder aprender sobre a cultura americana e também ensinar a sua. E nós brasileiros temos uma cultura riquíssima mas as vezes não a conhecemos tão bem!

Muitas vezes hesitamos tentando lembrar pratos típicos brasileiros, e olhem só tudo o que temos: moquecas, tutu de feijão, feijoada, leitão à pururuca, baião de dois, vatapá, acarajé, pão de queijo, brigadeiro, coxinha, tapioca e muito mais!

E vocês que cuidam de crianças podem explorar uma outra parte da nossa cultura que além de ser muito rica, pode ser divertido para as crianças: nosso Folclore!

O Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído por costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, religiosidade, brincadeiras infantis, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. Veja um pouco do nosso folclore, que pode ser dividido com as crianças e até quem sabe com os host parents de vocês!

Caipora: a Caipora é um Deus que possui como função e dom o controle e guarda das florestas,e tudo que existe nela. Ela é um menino moreno , parecido com um indiozinho, olhos e cabelos vermelhos e possui os pés virados para trás. Ela tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite. Por ser muito veloz as vezes as pessoas apenas o vêem em alta velocidade, assemelhando - se a uma rajada de vento no mato. Para entrar numa mata com permissão da Caipora, a pessoa deve levar sempre uma oferenda para ela, como um Pedaço de Fumo-de-Rolo,um Cachimbo.

Iara: Iara é um ser , metade peixe metade mulher que vive nos rios. Segundo a lenda, as pessoas (principalmente homens) são atraídas pela beleza irresistível da Iara, uma linda índia com cabelos longos pretos e com uma música mágica leva as pessoas para o fundo das águas, onde existe o seu reino. Iara alem de possuir um belo canto também contava com a sua beleza,podendo ao sair da água assumir a forma humana de uma mulher.

Saci-pererê: O Saci é um menino negro de uma perna só ,com uma carapuça vermelha,que fuma um cachimbo. É um menino travesso e seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para que elas se percam. A função desta divindade é o controle, sabedoria e manuseios de tudo que está relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chás, concentrados e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

Festa Junina: Uma das nossas festas mais tradicionais, é uma comemoração à três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Enfeitamos a festa toda com bandeirolas, com uma grande fogueira, todos se vestem de caipiras, dançamos quadrilha, comemos milho, pamonha, pé de moleque e muitas outras delícias. Vale até montar uma mini-festa junina para mostrar para as host kids! Fazer para elas os quitutes, colocar as músicas, pedir para elas ajudarem a fazer e montar as bandeirolas! Quem sabe juntar um grupo de au pairs brasileiras para fazer tudo isso?

Danças: As danças também fazem parte do folclore e nós temos uma infinidade delas. As mais conhecidas são samba, forró, frevo, baião e cirandas (que é também uma brincadeira). Coloquem as músicas para suas host families ouvirem e se souberem dançar, mostrem para eles!

Brincadeiras

Amarelinha: a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança ter as noções dos números , trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças podem colocar apenas um pé, e nas demais com casas 2 e 3 -5 e 6 - 8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés.

Bolinhas de gude: Existem vários jeitos diferentes de jogar, mas a base de todos é tentar acertar bolas nas áreas delimitadas (linhas, círculos, buracos) e nas dos adversários, podendo conquistá-las para si ou não. Desenhe um triângulo no chão e coloque três bolinhas de cada jogador dentro. Em alguns países e Estados do Brasil, as crianças desenham círculos. Os jogadores têm o objetivo de “matar” as bolinhas dos adversários. Para isso, jogam uma bola contra a do adversário, tentando tirá-la de dentro do espaço, usando uma das suas para “tecar” (acertar de leve) as do outro e tirá-las do espaço delimitado. A bola que ele jogar não pode ficar dentro do triângulo, senão ele perde a vez. Ganha quem conquistar o maior número de bolas.

Além dessas ainda temos pipas, pião, cirandas. É super fácil de achar as regras pelo google mesmo!

Canções de ciranda:

Ciranda Cirandinha
Ciranda, Cirandinha
Vamos todos Cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora

Cai Cai Balão
Cai, cai, balão!
Cai, cai, balão!
Na rua do sabão.
Não cai, não! Não cai, não! Não cai, não!
Cai aqui na minha mão!

Pirulito que bate bate
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu

Capelinha de Melão
Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo é de Rosa é de Manjericão
São João está dormindo
Não acorda não !
Acordai, acordai, acordai, João !

Vejam aqui mais cantigas de roda: http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#marcha

São muitas outras as canções infantis, brincadeiras, lendas e festas brasileiras que podem divertir suas crianças e suas famílias. Ajudem a espalhar nossa cultura tão bonita!

Boa diversão!